Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional

*Ação e promoção: Participação da Desembargadora Adriana Goulart de Sena e da Juíza do trabalho Samantha da Silva Hassen Borges no referido projeto, de cooperação interinstitucional, cujo objetivo é promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social (especialmente egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil), a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional.

Integram a cooperação em prol do Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional o Governo Federal, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT/MG), o Estado de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SESP) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais ( MPT-MG), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Como fruto das reuniões do programa, durante a Semana Nacional da Aprendizagem (dia 23/08/2019), foi lançado o Programa de Incentivo a Aprendizagem Profissional de Minas Gerais – DESCUBRA, na Faculdade de Direito da UFMG. Na oportunidade, foi realizada a assinatura do acordo de cooperação técnica entre os participantes do projeto.

-

A gestora regional Samantha da Silva Hassen Borges, como integrante do Comitê Gestor do Programa Descubra, também participou das reuniões que ocorreram em 04/09/2019, 04/10/2019 e 08/11/2019, todas no Ministério Público.

Houve, ainda, a participação da gestora em uma reunião realizada em 06/12/2019 com intuito de ampliar o numero de vagas para o publico prioritário do Programa.

No dia 26/11/2019, a citada gestora participou de evento para capacitação dos servidores das unidades socioeducativas, ministrando aula sobre o Programa Descubra.

FONTE: Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional — TRT-MG (trt3.jus.br)