Secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública e de Desenvolvimento Social terão papel essencial no projeto voltado a jovens em situação de vulnerabilidade

Foi lançado nesta sexta-feira (23/8), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o “Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional”. Ele é resultado de uma cooperação interinstitucional inédita entre 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

O objetivo do Descubra é ampliar as oportunidades para adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade na participação em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, em todo o estado de Minas Gerais.

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, a profissionalização é a peça chave para os adolescentes traçarem novos caminhos em suas vidas. “Quero enaltecer o envolvimento de todos os parceiros no programa e reafirmar o compromisso em trabalhar pela capacitação profissional dos jovens. Este é um marco importante em uma caminhada já iniciada”, destacou o subsecretário.

As ações são voltadas especialmente para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que estão internados em unidades da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Serão beneficiados também os egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, falou sobre união dos órgãos na ação. “Estamos hoje demonstrando a união de esforços de várias entidades que trabalham articuladas para poder realizar esse programa. Temos de continuar unidos para que possamos levar o trabalho que começa aqui, para todas as regiões do estado”.

Jucá também passou uma mensagem de incentivo aos jovens. “Aproveitem essa porta que está se abrindo, aproveitem para sonhar, ter objetivos, foquem em estudar para serem adultos com autonomia e cidadania. Sonhem com essas oportunidades, pois nossa vida é movida por sonhos”, ressaltou.

Entre as principais ações da Sedese no Programa Descubra está incentivar a abertura de vagas de aprendizagem, contribuir para a ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego e da Utramig, além de orientar e esclarecer aos gestores municipais sobre a importância de atuarem como entidades concedentes.

Formalização

O Programa Descubra foi assinado pelos seguintes órgãos e instituições:

Governo Federal – Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais; Governo de Minas Gerais – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese); Prefeitura de Belo Horizonte – Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE); Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG); Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

FONTE: Agência Minas Gerais | Programa de Incentivo à Aprendizagem Profissional é lançado com participação de 11 órgãos públicos (agenciaminas.mg.gov.br)