Midias – Notícias

Programa Descubra! completa 2 anos com quase 1.000 jovens beneficiados

Parceria interinstitucional dedica-se a promover qualificação e trabalho protegido para jovens em situação de vulnerabilidade social

 

Há dois anos, uma cooperação interinstitucional inédita no Brasil, viabiliza em Minas Gerais o funcionamento do Programa Descubra! de Incentivo à Aprendizagem Profissional, que já contabiliza em seus resultados a abertura de portas da aprendizagem e de cursos de qualificação para quase 1.000 adolescentes/jovens em situação de acolhimento, cumprindo medidas socioeducativas ou resgatados do trabalho infantil. Qual a fórmula do Descubra? Parceria, união de forças, competências e talentos. Órgãos públicos, entidades formadoras e empresas compõem o tripé que dá solidez ao Descubra!. Aos jovens, além da proteção contra o trabalho infantil, são apresentadas oportunidades para permanecer na escola, capacitar-se e aprender profissões.

Para marcar o aniversário dessa iniciativa, os parceiros do programa estão lançando o site www.descubraaprendizagem.mg.gov.br, onde estão reunidas todas as informações sobre o Programa, sua história, seus parceiros e, o mais importante, orientações sobre como se tornar um parceiro do Descubra!. “Empresas, municípios, órgãos públicos, sindicatos profissionais e empresariais, entidades formadoras e organizações da sociedade civil podem se integrar ao programa, destinando vagas em seus programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional”, orienta o site.

 

No evento de lançamento, com formato tão inédito quanto o programa, você vai conhecer as transformações que os jovens vêm experimentando em suas vidas, com o apoio do Programa Descubra!. Eles, que estão protagonizando histórias de superação, de enfrentamento de situação de exclusão social, vão contar em relatos, vídeos, imagens como estão se reinventando e ajudando a construir uma história de sucesso para o Programa Descubra!.

 

E tem mais! Os resultados já alcançados, a história do programa, o papel de cada instituição nessa aliança estratégica vai ser resumida de forma leve e breve por gestores dos órgãos e entidades parceiras. Descubra! é juventude, é sonho, é força de mudança e poderá ser você também somando conosco e ajudando a fazer diferente. É empresário? Venha oferecer oportunidades e aprendizagem! É da Imprensa? Ajude-nos a tornar o programa conhecido! É cidadão? conheça e ajude-nos a divulgar. Descubra  como você pode se juntar a nós e fazer essa parceria crescer ainda mais, participando conosco do evento online de lançamento, que será realizado no dia 17 de agosto de 2021, às 9 horas, com transmissão pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=edWp8ux8HAg

Quer saber mais sobre o Descubra! e conhecer os parceiros dessa aliança estratégica? Clique aqui. Quer conhecer as entidades formadoras, empresas e organizações da sociedade civil que participam e apoiam o Descubra? Clique aqui. Quer saber como se juntar a nós? Clique aqui

Mais sobre o Descubra! – O programa é resultado de uma cooperação interinstitucional pioneira, que foi formalizada, em 2019, por 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais e hoje já conta com a adesão de 17 entidades formadoras e 16 empresas. Os aprendizes do Descubra estão atuando em áreas administrativas, recursos humanos, recepção, secretaria de cursos, eletromecânica, departamento pessoal e marketing, comércio, mediador de tecnologia e audiovisual.

Com foco em dar suporte aos jovens para que sejam protagonistas de suas histórias pessoais e de projetos coletivos, desde a criação, os jovens são estimulados a participar da construção das etapas do programa. Foi assim com a criação do nome do programa, desenvolvido sob a coordenação da Agência de Iniciativa Cidadã (AIC). “A criação do nome e da identidade visual do programa Descubra é fruto de um processo colaborativo, em que aliamos exercícios de produção artística e reflexão social para conhecer um pouco mais a fundo as realidades de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, os desafios e riscos que enfrentam diariamente, seus gostos, desejos, vida familiar e comunitária e, por fim, seus sonhos”, descreve a equipe da AIC. Agora, o evento de lançamento do site e comemoração dos dois anos do programa também vai estar sob a regência dos jovens que já participaram ou participam do Descubra!.

Os bons resultados da iniciativa em BH já estão sendo replicados no interior do estado. A interiorização é a meta principal do programa em 2021. A cidade de Juiz de Fora recebeu a primeira experiência no interior. Agora, Divinópolis, Ribeirão das Neves e Pouso Alegre já estão contando com ações do programa.

 

SERVIÇO

Lançamento do Site e aniversário de 2 anos do Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional
Data: 17 de agosto de 2021, 9 horas
Online pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=edWp8ux8HAgSite Descubra: www.descubraaprendizagem.mg.gov.br

 

Confira os parceiros e apoiadores do programa

 Aliança Estratégica – Parceiros fundadores do Programa Descubra!

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais (TRT/MG)

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)

Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRT)

Estado de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SESP) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE)

Município de Belo Horizonte, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e Desenvolvimento Econômico, doravante denominada (SMDE)

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

 

Empresas

AeC

Aymoré

Instituto Biocor

Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE)

Epa Supermercados

Banco Itaú

Mercantil do Brasil

MRV Engenharia

Perphil Facilities

Supermercados BH

TBI Segurança

Supermercado Verdemar

Vale

Operadora Vivo

Super Nosso

Quantum Engenharia

 

Entidades Formadoras 

Associação Profissionalizante do Menor – Assprom

CEDUC – Virgílio Resi

CEFORT

CENAP – Centro Nacional de Aprendizagem Profissional

Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE

Espro

Sistema FAEMG

Instituto Minas pela Paz

Instituto Nacional De Educação Tecnológica Heiler Alves Da Rocha – INET HAR

Instituto Mundo Melhor

Instituto Ramacrisna

Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento – ISBET

Rede Cidadã

Sebrae

Sest Senat

Sistema Divina Providência

Fundação CDL

 

Municípios

Prefeitura de Belo Horizonte

Prefeitura de Juiz de Fora

Prefeitura de Pouso Alegre

Prefeitura de Ribeirão das Neves

Prefeitura de Divinópolis

 

Organizações Não Governamentais

Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC