Programa Descubra! completa 2 anos com quase 1.000 jovens beneficiados

Parceria interinstitucional dedica-se a promover qualificação e trabalho protegido para jovens em situação de vulnerabilidade social

Há dois anos, uma cooperação interinstitucional inédita no Brasil, viabiliza em Minas Gerais o funcionamento do Programa Descubra! de Incentivo à Aprendizagem Profissional, que já contabiliza em seus resultados a abertura de portas da aprendizagem e de cursos de qualificação para quase 1.000 adolescentes/jovens em situação de acolhimento, cumprindo medidas socioeducativas ou resgatados do trabalho infantil. Qual a fórmula do Descubra? Parceria, união de forças, competências e talentos. Órgãos públicos, entidades formadoras e empresas compõem o tripé que dá solidez ao Descubra!. Aos jovens, além da proteção contra o trabalho infantil, são apresentadas oportunidades para permanecer na escola, capacitar-se e aprender profissões.

Para marcar o aniversário dessa iniciativa, os parceiros do programa estão lançando o site www.descubraaprendizagem.mg.gov.br, onde estão reunidas todas as informações sobre o Programa, sua história, seus parceiros e, o mais importante, orientações sobre como se tornar um parceiro do Descubra!. “Empresas, municípios, órgãos públicos, sindicatos profissionais e empresariais, entidades formadoras e organizações da sociedade civil podem se integrar ao programa, destinando vagas em seus programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional”, orienta o site.

No evento de lançamento, com formato tão inédito quanto o programa, você vai conhecer as transformações que os jovens vêm experimentando em suas vidas, com o apoio do Programa Descubra!. Eles, que estão protagonizando histórias de superação, de enfrentamento de situação de exclusão social, vão contar em relatos, vídeos, imagens como estão se reinventando e ajudando a construir uma história de sucesso para o Programa Descubra!.

E tem mais! Os resultados já alcançados, a história do programa, o papel de cada instituição nessa aliança estratégica vai ser resumida de forma leve e breve por gestores dos órgãos e entidades parceiras. Descubra! é juventude, é sonho, é força de mudança e poderá ser você também somando conosco e ajudando a fazer diferente. É empresário? Venha oferecer oportunidades e aprendizagem! É da Imprensa? Ajude-nos a tornar o programa conhecido! É cidadão? conheça e ajude-nos a divulgar. Descubra  como você pode se juntar a nós e fazer essa parceria crescer ainda mais, participando conosco do evento online de lançamento, que será realizado no dia 17 de agosto de 2021, às 9 horas, com transmissão pelo link:

Quer saber mais sobre o Descubra! e conhecer os parceiros dessa aliança estratégica? Clique aqui. Quer conhecer as entidades formadoras, empresas e organizações da sociedade civil que participam e apoiam o Descubra? Clique aqui. Quer saber como se juntar a nós? Clique aqui

Mais sobre o Descubra! – O programa é resultado de uma cooperação interinstitucional pioneira, que foi formalizada, em 2019, por 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais e hoje já conta com a adesão de 17 entidades formadoras e 16 empresas. Os aprendizes do Descubra estão atuando em áreas administrativas, recursos humanos, recepção, secretaria de cursos, eletromecânica, departamento pessoal e marketing, comércio, mediador de tecnologia e audiovisual.

Com foco em dar suporte aos jovens para que sejam protagonistas de suas histórias pessoais e de projetos coletivos, desde a criação, os jovens são estimulados a participar da construção das etapas do programa. Foi assim com a criação do nome do programa, desenvolvido sob a coordenação da Agência de Iniciativa Cidadã (AIC). “A criação do nome e da identidade visual do programa Descubra é fruto de um processo colaborativo, em que aliamos exercícios de produção artística e reflexão social para conhecer um pouco mais a fundo as realidades de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, os desafios e riscos que enfrentam diariamente, seus gostos, desejos, vida familiar e comunitária e, por fim, seus sonhos”, descreve a equipe da AIC. Agora, o evento de lançamento do site e comemoração dos dois anos do programa também vai estar sob a regência dos jovens que já participaram ou participam do Descubra!.

Os bons resultados da iniciativa em BH já estão sendo replicados no interior do estado. A interiorização é a meta principal do programa em 2021. A cidade de Juiz de Fora recebeu a primeira experiência no interior. Agora, Divinópolis, Ribeirão das Neves e Pouso Alegre já estão contando com ações do programa.

SERVIÇO

Lançamento do Site e aniversário de 2 anos do Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional
Data: 17 de agosto de 2021, 9 horas
Online pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=edWp8ux8HAgSite Descubra: www.descubraaprendizagem.mg.gov.br

Confira os parceiros e apoiadores do programa

Aliança Estratégica – Parceiros fundadores do Programa Descubra!

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais (TRT/MG)

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)