Como aderir ao Programa Descubra

O Programa Descubra é uma rede colaborativa voltada à inclusão socioprofissional de adolescentes e jovens. Diversos atores podem se engajar.

Empresas

 Podem participar disponibilizando vagas de Jovem Aprendiz dentro da sua cota de aprendizagem. Caso sua empresa tenha impedimento legal para receber adolescentes e precise cumprir a cota, o Descubra oferece uma solução alternativa para o cumprimento dessa obrigação.

Municípios

Podem aderir por meio de ato administrativo da Prefeitura, formalizando a constituição local do Programa Descubra. O município organiza o público beneficiário, mobiliza representantes e servidores das organizações que compõem a aliança estratégica do Programa no território e constitui seu Comitê Gestor Local.

Entidades
formadoras

 Podem se engajar oferecendo formação em pré-aprendizagem, vagas de aprendizagem ou acolhendo adolescentes na modalidade alternativa para cumprimento de cota de outras empresas.

Bom para empresas,
bom para os jovens

Benefícios para as empresas:

Atendimento à cota legal de aprendizagem (5% a 15% do quadro);

Diversificação de equipe e renovação de ideias;

Suporte institucional e acompanhamento da aprendizagem;

Responsabilidade social e reputação positiva para a marca.

Ao abrir suas portas, empresas transformam vidas
e promovem um ciclo de oportunidades.

Como empresas podem participar?

Sua empresa pode fazer parte do Descubra! destinando vagas da cota legal de aprendizes para adolescentes e jovens atendidos pelo Programa. Não é preciso criar novas vagas e você pode continuar com a entidade formadora de sua preferência. A participação é simples:

Clique no botão “Aderir como empresa” ao fim desta seção para preencher e assinar o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica. Nele, sua empresa informa o número de vagas que pretende destinar — um passo rápido, mas fundamental para integrar a rede de cooperação do Descubra.

Após assinar o Termo de Adesão, a empresa informa a quantidade de vagas que vai ofertar ao Programa e sinaliza quando elas forem disponibilizadas.

Uma vez que uma vaga é disponibilizada, a partir da sua descrição, a equipe do Descubra! aciona os serviços beneficiários do Programa, sempre referenciados pelo poder público do estado ou do município.

Esses serviços selecionam os adolescentes do público beneficiário do Programa que se enquadram no perfil da vaga. Um encaminhamento leva em consideração tanto os interesses dos jovens pela vaga, quanto as demandas indicadas pela empresa.

São apresentadas para a empresa parceira três opções de candidatos, todos eles com preparação prévia. É de responsabilidade da empresa selecionar o aprendiz e informar para o Descubra! quem foi o jovem ou adolescente contratado.

Durante todo o período do contrato, a equipe do Descubra! acompanha de perto jovens, empresas e entidades formadoras.

A aprendizagem profissional
é assunto para toda a cidade

Com o apoio do poder público local, a aprendizagem se torna mais acessível e eficaz

Combate efetivo ao trabalho infantil;

 

Redução da evasão escolar e melhoria do rendimento;

 

Proteção contra violências e exploração sexual;

 

Integração com a rede socioassistencial e socioeducativa;

 

Ação sem necessidade de investimento financeiro direto.

Ao aderir ao Descubra, o município fortalece sua rede de proteção e cria caminhos reais para o futuro da juventude.

Como o município pode participar?

Municípios podem aderir ao Programa DESCUBRA! incentivando a oferta de vagas de aprendizagem e de cursos de qualificação profissional, fortalecendo as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho em sua região. A participação é simples:

Clique no botão “Aderir como município” ao fim desta seção para preencher e assinar o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica. Um passo rápido, mas fundamental para integrar a rede de cooperação do Descubra.

Depois de assinar o termo de adesão, o município deve constituir um comitê municipal, responsável por construir um regimento interno. É o comitê que lida com casos, eventos e acompanha os fluxos com as empresas e entidades formadoras, por exemplo.

Quando as empresas aderentes ao Descubra! disponibilizam vagas, a equipe do Programa entra em contato com os serviços do poder público responsáveis por indicar jovens que se enquadrem no perfil da vaga.

Depois de selecionados três jovens ou adolescentes do público beneficiário do Programa que se enquadram na vaga, a empresa aderente seleciona o aprendiz e informa ao Descubra sobre quem foi contratado.

Durante todo o período do contrato, a equipe do Descubra! acompanha de perto jovens, empresas e entidades formadoras.

Somar para potencializar

Como funciona:

As entidades formadoras ofertam cursos e programas de aprendizagem;

 

O Programa conecta essas ofertas às vagas disponibilizadas por empresas e prefeituras;

 

Os jovens são acompanhados pelas redes socioassistenciais e socioeducativas;

 

O processo é gratuito e com respaldo legal.

 

Como uma entidade formadora
pode participar?

Entidades formadoras podem aderir ao Programa DESCUBRA! destinando vagas gratuitas em seus  programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional.  

Clique no botão “Aderir como entidade” ao fim desta seção para preencher e assinar o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica. Um passo rápido, mas fundamental para integrar a rede de cooperação do Descubra.

Uma vez assinado o Termo de Adesão, as entidades formadoras passam a oferecer vagas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional e de pré-aprendizagem para o Programa Descubra!

Quando acionada, a coordenação do Programa entra em contato com os representantes do município ou estado, que fazem o encaminhamento e acompanhamento dos jovens.

Ao integrar o Descubra!, as entidades ampliam seu impacto
social e fortalecem a rede de proteção e inclusão juvenil.

Ao integrar o Descubra!, as entidades ampliam seu impacto social e fortalecem a rede de proteção e inclusão juvenil.