Uma grande rede de cooperação unida para alcançar um objetivo comum: se mobilizar para que jovens e adolescentes vulnerabilizados socialmente tenham oportunidades de geração de renda e qualificação.









































O Programa Descubra surgiu da união de forças. Em 2019, doze instituições assinaram um Termo de Cooperação Técnica que deu origem à Aliança Estratégica: um compromisso coletivo com a inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Esse acordo foi renovado em novembro de 2024, fortalecendo essa parceria que sustenta o programa, edifica a rede e amplia as oportunidades.
Juntos, mostramos que a inclusão só é possível quando caminhamos lado a lado.
O Programa Descubra é coordenado pelo Comitê Gestor Interinstitucional, que reúne diferentes instituições parceiras na gestão das ações. A cada ciclo, um órgão assume a responsabilidade pela coordenação, indicando um representante para liderar os trabalhos. Essa dinâmica rotativa fortalece a cooperação e garante uma gestão participativa e integrada entre todos os envolvidos.
A coordenação envolve órgãos estaduais, municipais e federais, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), além de instituições de referência na formação profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa articulação garante legitimidade, alinhamento de ações e fortalecimento da rede de proteção e inclusão do Programa.
A Secretaria Executiva é responsável por apoiar a Coordenação Estadual do Programa Descubra e contribuir para a efetivação de suas ações em Minas Gerais. Atua como ponte entre a coordenação, os municípios e os parceiros, assegurando a inclusão de adolescentes e jovens em programas de aprendizagem, pré-aprendizagem e qualificação profissional.
A rede é articulada por comitês gestores interinstitucionais, em nível estadual e local. Temos coordenação anual e apoio da Aliança Estratégica, Secretaria Executiva, empresas e entidades formadoras. Essa é a estrutura que garante governança estratégica e gestão das ações do Descubra!














O Programa Descubra se organiza em quatro pilares de gestão que garantem a efetividade de suas ações em todo o estado. São eles: Gestão por Indicadores, Gestão da Rede, Gestão da Comunicação e Gestão por Processos. Cada frente contribui para estruturar processos, fortalecer parcerias e dar visibilidade às conquistas do Programa.
Trabalhar com indicadores significa transformar dados em informação útil para orientar decisões e avaliar resultados. No Descubra, os indicadores sociais ajudam a medir o impacto do Programa na vida dos jovens e adolescentes, de suas famílias e comunidades. Acompanhar o número de contratados, as empresas envolvidas, o perfil dos beneficiários, os efeitos na renda familiar, dentre outros, permite garantir transparência e melhoria contínua que agregue valor ao Programa.
A gestão da rede é o que mantém o Descubra vivo e conectado. Ela envolve administrar as relações entre municípios, empresas, entidades formadoras, órgãos públicos e instituições do sistema de justiça. Mais do que articular parcerias, essa gestão fortalece a Aliança Estratégica e garante que cada ator cumpra seu papel, ampliando a proteção e as oportunidades para adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.
Comunicar de forma assertiva é essencial para engajar parceiros e dar visibilidade às histórias transformadoras da iniciativa. Por isso, o Descubra investe em uma gestão integrada de comunicação, que envolve redes sociais, site, materiais institucionais e manuais de identidade visual. Assim, garantimos que todos os conteúdos estejam alinhados aos objetivos e identidade do Programa, além de reforçar seu propósito de inclusão e cidadania.
Otimizar a forma como as ações são realizadas por meio da Gestão por Processos, é fundamental para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e garantir maior agilidade na resposta às mudanças sociais. Essa abordagem contribui para decisões mais eficazes e para uma melhor experiência do público atendido. Esse pilar também se conecta diretamente à Jornada do Aprendiz, que organiza todas as etapas de inserção e acompanhamento dos jovens e adolescentes no mundo do trabalho protegido.
A Jornada do Aprendiz é uma tecnologia social desenvolvida para transformar a missão e a visão do Programa em realidade. Prevista no Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a iniciativa, essa jornada estrutura todas as etapas de inserção e acompanhamento dos jovens e adolescentes: desde a preparação inicial, passando pela formação e contratação, o apoio durante a experiência de aprendizagem e sua conclusão. Mais do que um fluxo estratégico, é um compromisso coletivo: cada ator da rede – empresas, entidades formadoras, órgãos públicos e sociedade civil – tem um papel essencial em cada fase, garantindo que a inserção no mercado de trabalho seja segura, acompanhada e transformadora.
Articular vagas adequadas aos perfis dos públicos do Programa Descubra!
Compartilhamento do cronograma de inserção, descrição das ofertas e inscrição dos adolescentes e jovens.
Monitoramento dos processos seletivos e seus resultados, etapas da admissão, assinatura dos contratos de aprendiz.
Organização das etapas de acompanhamento e apoio aos adolescentes e jovens durante os cursos/programas de aprendizagem (contratos).
Monitorar a conclusão dos cursos/programa de aprendizagem, formaturas, inscrição no banco de talentos e engajamento em novas oportunidades no mercado de trabalho.